terça-feira, 19 de agosto de 2008

Atividade 12 " Quer aprender? Crie um blog"

Segundo o texto “ Quer aprender? Crie um blog”, a criação de um blog ajuda a aprender muito mais e com mais facilidade, porque com o blog adquire-se conhecimento com os próprios amigos amigos que nos comunicamos.
Com linguagem coloquial, os blogs viraram uma ferramenta pedagógica valiosa. "Eles são capazes de aproximar alunos e professores, ainda distantes na escola tradicional".
Na escola tradicional, com lousa, giz, mesa e carteira, o professor costuma ser o único detentor do conhecimento. Com os blogs, esse modelo muda. "A sala de aula tradicional se consolidou num modelo em que um sabe mais e, por isso, ensina, fala, transmite a mensagem, e outro sabe menos. Ou não sabe nada. Por isso, copia, repete, decora", afirma Andrea Ramal, autora do livro Educação na Cibercultura. "Esse modelo não é condizente com a realidade, por isso, não se sustenta mais."
Embora sejam uma ferramenta eficaz, os blogs ainda estão distantes da maioria dos alunos. Dados do Censo Escolar de 2005 mostram que apenas 30% dos alunos do ensino fundamental têm acesso a computadores. No ensino médio, é pouco mais da metade. O país está em penúltimo lugar em um ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em número de computadores por aluno. Aqui, a média é de uma máquina para cada 50 alunos. O recomendável é uma máquina para cada cinco estudantes. Exemplos como o de Araxá mostram que a curiosidade dos alunos e o empenho dos professores podem dar resultado. Depois da criação dos blogs, a repetência dos alunos da rede pública municipal praticamente zerou. Nas outras escolas da cidade, 20% dos alunos são reprovados ao fim de cada ano letivo.
Para ver o texto original acesse o site: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html

3 comentários:

Unknown disse...

Leícia procure conversar com as tuas colegas e realizar as atividades que fizemos no encontro, para construir a tirinha e o Cartoon você encontra as dicas no Site do NTE.
Você deve fazer as atividades para compensar a sua falta.
Abraços

Leticia Bruna disse...

Sim, pode deixar que vou ver com elas e fazer!!!!

Daiane M. disse...

Olá, sou Daiane Mocellin, de XXe-SC.
Gostei do seu comentário a cerca da criação de Blogs, e acredito que ficaria interessante acrescentar junto ao texto o link para levar o visitante até a página direto.

Bjs