terça-feira, 26 de agosto de 2008

Auto-Avaliação

No meu ver mereço uma nota 8, ja que fiz todas as atividades propostas, me dediquei o máximo possível para alcançar o objetivo proposto, ajudei minhas colegas sempre que precisaram. Acho que minha nota não deve ser 9 porque faltei no curso em um período no qual eu tinha compromissos, tive dificuldades é claro, porque ninguém é perfeito, mas enfim tentei me esforçar o máximo que pude para aprender o que a professora nos repassou.

Atividade 11...

Com relação aos blogs visitados....achei bem interessante os conteúdos que neles estão, pois a maioria deles são de incentivo aos professores e crianças...
E é disso que precisamos, estar informados do mundo que nos cerca, e mais, discutir idéias diferentes com pessoas diferentes...

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Atividade 12 " Quer aprender? Crie um blog"

Segundo o texto “ Quer aprender? Crie um blog”, a criação de um blog ajuda a aprender muito mais e com mais facilidade, porque com o blog adquire-se conhecimento com os próprios amigos amigos que nos comunicamos.
Com linguagem coloquial, os blogs viraram uma ferramenta pedagógica valiosa. "Eles são capazes de aproximar alunos e professores, ainda distantes na escola tradicional".
Na escola tradicional, com lousa, giz, mesa e carteira, o professor costuma ser o único detentor do conhecimento. Com os blogs, esse modelo muda. "A sala de aula tradicional se consolidou num modelo em que um sabe mais e, por isso, ensina, fala, transmite a mensagem, e outro sabe menos. Ou não sabe nada. Por isso, copia, repete, decora", afirma Andrea Ramal, autora do livro Educação na Cibercultura. "Esse modelo não é condizente com a realidade, por isso, não se sustenta mais."
Embora sejam uma ferramenta eficaz, os blogs ainda estão distantes da maioria dos alunos. Dados do Censo Escolar de 2005 mostram que apenas 30% dos alunos do ensino fundamental têm acesso a computadores. No ensino médio, é pouco mais da metade. O país está em penúltimo lugar em um ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em número de computadores por aluno. Aqui, a média é de uma máquina para cada 50 alunos. O recomendável é uma máquina para cada cinco estudantes. Exemplos como o de Araxá mostram que a curiosidade dos alunos e o empenho dos professores podem dar resultado. Depois da criação dos blogs, a repetência dos alunos da rede pública municipal praticamente zerou. Nas outras escolas da cidade, 20% dos alunos são reprovados ao fim de cada ano letivo.
Para ver o texto original acesse o site: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html

Texto " Educar o educador". (José Manuel Moran)

Com relação ao texto que recebi “ Educar o Educador” de José Manuel Moran, enviado pela professora Juvite Mecabô,entendi que a educação precisa ser mais autêntica, aberta, livre, onde educandos e educadores abram-se à humildade e recomecem do início, juntos, aprendendo e ensinando com convicção, com princípios de liberdade, cooperação e integração social.
A construção do saber só terá fundamento quando educadores admitirem que são fracos e ignorantes e
precisam aprender para contribuir no complicado processo do aprender.
Para visualizar o texto original acesse o site: http://www.eca.usp.br/prof/moran/educar.htm

Texto " Processo avaliativo". (José Manuel Moran)

Com relação ao texto que recebi “ O processo avaliativo” de José Manuel Moran, enviado pela professora Flávia Martins Antunes Acredito que o professor não pode abrir mão da função de ensinar, porém não pode ignorar o conhecimento do aluno, adquirido anteriormente. Todos têm capacidade de aprender, o que difere são as oportunidades e as condições de acesso aos saberes escolares, deve-se observar que há educandos que aprendem em momentos diferenciados.
É necessário aplicar a proposta de avaliação, de acordo com o projeto político pedagógico, no que se refere à posição tomada pelo conjunto das pessoas que participam de toda a escola, considerando as suas características, valores e procedimentos, deve ser realizada de forma processual, contínua. E tenho comigo que todo e qualquer estudo precisa ter teoria e prática para realizar-se corretamente.
Para visualizar o texto original acesse o site:http://www.eca.usp.br/prof/moran

Texto " Para onde caminhamos na educação?" (José Manuel Moran)

Com relação ao texto que recebi “ Para onde caminhamos na educação?” de José Manuel Moran, enviado pela professora Flávia Besen Dalpiva, acredito que como o mundo nunca para de andar, e dessa forma a Educação como inclusa nesse mundo que vivemos, também tem suas mudanças, é claro que com tanta tecnologia as vezes ficamos nos perguntando “ até quando a escola irá suportar tantos avanços tecnológicos?”, mas isso como diz o texto só o tempo nos responderá, e acredito que nessas mudanças que vivemos, lógico que tudo tem seu lado bom e seu lado ruím, mas geralmente caminhamos para o melhor, e dessa forma só nos resta esperar e nos incluir nesses avanços para podermos acompanhar nosso mundo que vivemos hoje, ou seja, esse mundo moderno.
Para visualizar o texto original acesse o site:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/caminhamos.htm

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Atividade 5 Unidade 2

1. No site a seguir é possível conhecer um pouco mais os programas e ações culturais e educacionais desenvolvidos no Brasil.
http://www.cultura.gov.br

2. Neste site você encontrará propostas de arte-educação que podem auxiliar no planejamento de aulas de artes.
http://www.artenaescola.org.br

3. Neste site você encontrará fotógrafos nacionais e internacionais, galerias e museus de fotografia.
http://www.photographymuseum.com

4. Neste site você encontrará os acervos dos principais museus internacionais, conhecer seu histórico e obter informações sobre eventos e exposições.
http://www.museothyssen.org

5. Neste site poderá conhecer um pouco mais da história e da arte dos povos indígenas.
http://www.museudoindio.org.br